Archibonarrigo's Blog

Just another WordPress.com weblog

NOVOS PROJETOS

Projeto arquitetônico

Alvenaria Estrutural

Ao iniciar um projeto de arquitetura em alvenaria estrutural, o arquiteto deve atentar para os procedimentos que o sistema exige. O projeto arquitetônico deve ser desenvolvido desde o estudo de viabilidade levando-se em consideração o princípio dos “painéis” e a modulação da família de blocos previamente escolhida. Desta forma, o arquiteto desenvolve suas ideias e o programa de projeto definido com o cliente, já oferecendo soluções beneficiadas pelo potencial do sistema construtivo e não avançando além de suas limitações.

Aspectos e definições que devem ser considerados nos projetos de arquitetura de alvenaria estrutural:

  • A utilização da alvenaria estrutural deve ser pensada também com a utilização de componentes pré-fabricados ainda na fase de projeto
  • A alvenaria impõe o uso de um projeto adequado, modulação e racionalização
  • O projeto deve atentar principalmente para integração de lajes e paredes
  • Deve-se pensar previamente nas possibilidades de amarração e travamento das paredes e na locação das aberturas (portas e janelas)

Fundamentos do projeto de arquitetura:

  • Verificar as condicionantes dos projetos
  • Evitar a concentração de cargas em um determinado ponto da planta, objetivando a máxima simetria
  • Compatibilizar com os projetos complementares (estrutural e de instalações)
  • Para a passagem de tubulações, utilizar as paredes de vedação e aberturas tipo shaft
  • Apresentar detalhes construtivos de forma clara e objetiva, adotando escalas maiores de desenho

Além disso, projetos em alvenaria estrutural devem possibilitar uma obra racionalizada, evitando desperdícios e problemas futuros. Para isso, os arquitetos podem considerar algumas premissas na hora de projetar, facilitando a compreensão do projeto na obra.

Pré-fabricados

Utilizar o concreto pré-fabricado em vez do concreto moldado no local, devido à compatibilidade de precisão dimensional entre a alvenaria estrutural com blocos de concreto e o concreto pré-fabricado. O que também reduz a interferência entre as etapas de execução da alvenaria estrutural e montagem do concreto pré-moldado. Os principais elementos pré-fabricados utilizados em obras de alvenaria estrutural são as lajes, escadas, vergas, contra-vergas e contra-marcos.

Outros elementos de projeto

Durante a fase de projeto, outros elementos devem ser considerados visando a produtividade de execução. São eles:

Lajes

Alguns tipos de lajes podem ser adotadas no sistema de alvenaria estrutural e cabe aos projetistas escolher a melhor opção para cada empreendimento. A seguir, um breve descritivo de cada um deles:

Pré-laje por faixas – apresenta funcionamento de laje maciça, não precisa de fôrma e requer pouco escoramento, além de ter fácil montagem.

Proj Arq_12 Proj Arq_13

Proj Arq_11 Proj Arq_26

Escadas
Em geral, os elementos pré-fabricados contribuem para a produtividade em obra, em função da facilidade e agilidade de instalação. É o caso das escadas pré-fabricadas ou compostas de elementos pré-fabricados (escada jacaré).

Proj Arq_28 Proj Arq_29

Proj Arq_30 Proj Arq_31

A construção de uma casa é um projeto de vida, onde toda a família é envolvida e muito dinheiro é aplicado, algumas vezes a economia de toda uma vida.

É com o conhecimento de toda esta responsabilidade que nossa equipe de arquitetos e engenheiros desenvolverá o seu projeto, ajustando o seu projeto quantas vezes forem necessárias, até que o projeto atenda ao seu gosto e a todas as suas necessidades.

Para facilitar este processo disponibilizamos vários modelos de projetos e fachadas. Desta forma identificaremos o que mais lhe agrada e desenvolveremos o seu projeto commaior objetividade.

render1

spazio web www.arkbonarrigo.com

biografia www.people.it

Global architecture © 2009 architect designer bonarrigo

Corso Vittorio Emanuele ≈ 20152 ≈ Milano ≈ Italy

……………………………………………………………………………

 
%d blogger cliccano Mi Piace per questo: